sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Odisséia

Placa de terracota com retorno de Ulisses. Museu Metropolitan.

Odisséia


Vivo em circunviagem.

Ulisses sem Ítaca, tenho saudade

de quem me espera.


Tantas voltas dou, Penélope tecendo,

faço meu caminho em mares profundos.

Um porto de vez em quando me faz companhia.


A cada gesto de partida,

mais perto fico da chegada.

Nas tormentas, procuro o desconhecido

no espaço cíclico.

Viajo sem regresso previsto.


Peregrino sem âncora ou bússola.

Nas travessias cruéis,

entre Cila, Caribde e Ciclopes,

enfrento naufrágios, armadilhas

e expectativas.

Encantam-me Circes, olhares e palavras.


Retorno pela memória.

Navego pelo visto, ouvido e amado.

Só assim me livro do exílio.

Encontro-me esperando por mim

no meio de tantos sonhos tecidos

enquanto eu crescia.


Solange Firmino

Nenhum comentário: