sábado, janeiro 24, 2009

Apolo, Senhor de Delfos


Apolo era filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis. Nasceu na ilha de Delos com a própria irmã, nascida minutos antes, como parteira. Sua mãe se refugiou na ilha fugindo da furiosa Hera, esposa de Zeus. Gaia, por ordens de Hera, não ofereceu nenhum abrigo à grávida e Poseidon, Senhor dos Mares, quebrou uma rocha com seu tridente para fazer surgir a ilha de Delos, onde Leto pôde ter os gêmeos.

Apolo teve muitos amores mas, apesar da beleza divina, foi recusado por mortais e divindades. Certa vez disse a Cupido que manejava o arco e a flecha melhor que ele. Ressentido, Cupido acertou Apolo com a flecha do amor e Dafne com a flecha da repulsa. A ninfa fugiu de Apolo e pediu ajuda ao pai, o rio Peneu, que a transformou em loureiro. Apolo declarou amor eterno a Dafne tornando o loureiro sua árvore sagrada.

Também amado por Apolo, Ciparisso matou um veado acidentalmente. Triste pela perda do animal, implorou que suas lágrimas durassem eternamente e foi transformado em cipreste (em grego kypárissos), a árvore da tristeza. O jovem Jacinto acompanhava Apolo nas diversões. Uma vez, enquanto lançavam um disco pelos ares, Zéfiro, o vento oeste, por ciúme de Jacinto, fez com que o disco o atingisse. Apolo transformou o jovem na flor jacinto.

(...)

Solange Firmino


Texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.


imagem: Apolo com cítara e o dragão-serpente Píton.

Nenhum comentário: