terça-feira, janeiro 03, 2017

"Deixei a Acrópole, em Atenas"

Eu na Acrópole
Deixei a Acrópole, em Atenas,
como a encontrei.
Pisei suas pedras
olhei as sobrantes figuras derruídas
e agora parto para meu distante país.
Não o fizeram assim os persas,
os turcos,
e aquele inglês avaro
que levou seus mármores.

No topo da montanha, a Acrópole resiste.

No café da manhã, a olhava.
No entardecer, a olhava.
À noite, iluminada, a olhava.

Certa madrugada levantei-me
para (há quatro mil anos)
contemplá-la.

Eu
— exposto a pilhagens e desmontes,
admirei sua permanência.

Um dia estarei morto.
Ela sobreviverá aos bárbaros
e aos que, como eu,
depositaram
aqui
      o seu pasmo.



Affonso Romano de Sant'Anna

2 comentários:

Marcos Santarossa disse...

Ola Solange!

Sucesso!Um belo 2017!O mundo precisa da Poesia!

Graça Pires disse...

Solange, que belo poema, deste poeta que me é desconhecido. Obrigada por partilhares.
Um grande beijo.